Procurei no
Dicionário da Língua Portuguesa a definição de “aético”. Para um dicionário dinâmico como o nosso, me
surpreendi com a não existência de uma definição oficial.
Alguns outros associam com “anético”, que se opõe à ética, que se opõe à moral. Mas,
tenho certeza, trata-se de uma palavra já proferida algumas vezes. Como outros já publicaram, e, tendo a
partícula “a” o significado de negação, teríamos então a negação da ética ou o
que não é ético ou anético.
Foquei então,
pela sonoridade, na palavra “aético”, para poder definir algumas situações
fáticas, imorais, quiçá ilegais, como :
- É aético
dirigir embriagado e, flagrado pelas autoridades, negar-se à soprar o
“bafômetro”;
- É aético
dirigir um carro de propriedade de pessoa jurídica, cujos sócios são seus
parentes, para ocultar de seu próprio patrimônio e, quem sabe, sua compulsão em
desrespeitar regras de trânsito;
- É aético,
e hipócrita, ser conhecido “na noite” por se embriagar em baladas, agredir
mulher, terminar noitadas em botequins, e de dia discursar sobre sua força de
caráter;
- É aético
construir propriedade pública sobre propriedade privada, incorporar o público
ao privado, trancar e levar a chave embora;
- É aético
falar em “liberdade de expressão” e em seguida mandar demitir e prender
jornalistas;
- É aético
ter sido indicado para diversos cargos públicos, indicar amigos para diversos
cargos públicos e falar em combater o aparelhamento da máquina
pública;
- É aético
enxergar o cisco no olho do outro e não perceber a trave no seu;
- É aético difundir
a idéia de que ser bem ou mal sucedido na vida é uma predestinação divina;
- É aético
falar que fez o que não fez, que é o que não é, que foi o que não foi;
- É aético
falar em ética quando não se tem ética;
Enfim, a
realidade desenha a etimologia da palavra, e nos diz que atitude reta e
coerência ao longo da vida nos mantém longe de contradições.
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